Os principais erros que os empreendedores cometem no plano de negócios
Elaborar um
plano de negócios é uma tarefa complexa com a qual a maioria das pessoas não
está habituada. Por isso empreendedores, em especial os de primeira viagem,
cometem muitos erros nessa hora. Veja os principais erros que eles cometem:
1. Não ter
coerência
O erro mais
encontrado é a falta de coerência entre as informações apresentadas. Ao definir
o modelo de negócio e a estratégia que será adotada pela empresa o empreendedor
deve ser coerente em todas as seções do plano de negócios.
Portanto, se
planeja um restaurante para atender o público da classe A+ com um produto de
qualidade superior à concorrência, deve seguir essa mesma linha em toda
estratégia. Não adianta querer atender este público, mas destinar poucos
recursos para divulgação, estar localizado em uma área que foque a economia com
o aluguel, ter poucos recursos para investimento no ponto e buscar ter menor
custo em relação à concorrência. Querer que a empresa seja melhor em tudo pode
demonstrar imaturidade do empreendedor.
2. Esquecer-se
do planejamento financeiro
Outra falta de
coerência mais comum e grave de acontecer é entre a estratégia traçada e o
planejamento financeiro. Por exemplo, o empreendedor define em sua estratégia
de divulgação que pretende ter o produto divulgado em revistas de grande
circulação nacional, mas no plano financeiro a verba para marketing não é
suficiente para pagar um anúncio de meia página no jornal local.
3. Não usar
informações da pesquisa de mercado
Outro problema
encontrado é a não utilização das informações da análise de mercado e do plano
de marketing para elaborar as projeções de vendas da empresa. Diversos
empreendedores fazem uma excelente análise de mercado, buscando dados que lhes
permitem projetar suas vendas, mas se esquecem disso ao elaborá-la.
Dessa forma,
parece que a análise de mercado foi feita somente para constar no plano de
negócios e não para servir de base ao crescimento potencial do mercado e ao
market-share que a empresa pretende atingir.
4. Ignorar a
concorrência
Também não fica
bem esquecer (ou esconder) a concorrência. Em especial nos planos de Negócios
que tem como objetivo serem apresentados para investidores, alguns
empreendedores acreditam que podem esconder a existência de concorrentes. Na
maioria dos casos os investidores conhecem o setor ou vão atrás de informações
e acabam descobrindo a concorrência e consequentemente desacreditando o
empreendedor.
5. Não definir
bem o modelo de negócio
Por fim,
podemos entender que a maioria dos erros ocorre não somente no momento da
escrita do documento, mas durante todo o processo de definição do modelo de
negócio e estratégia da empresa.
Com isso, a
própria formalização dessa estratégia no documento do plano de negócios pode
ajudar o empreendedor a descobrir possíveis lacunas em sua estratégia e
supri-las ainda na fase de planejamento. Uma dica final é pedir para que um
consultor, professor ou amigo leia o plano e faça sugestões de melhoria.
Fonte:
EXAME.com, Editado por Camila Lame.
Eduardo Vilas
Boas é empreendedor, doutor em administração de empresas pela FEA/USP, sócio da
Empreende
oquedegestao.com
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