Não sei ensinar você ter Sucesso, mas sei ensina-lo a buscar resultados.
Qual a
diferença entre o "CHÁ ou CHA"?
Um é
acentuado, pode-se tomar quente ou gelado.
O
"CHA" sem acento somente é bom quando servido quente.
Ele deve
estar sempre em ebulição para que surja grandes efeitos.
Desta forma
vamos analisar o "C H A" sem acento.
As duas
primeiras letras "C H" são puramente competências técnicas.
A terceira
letra "A" tem a ver com caráter, ou seja, é estritamente comportamental.
Como você
se posiciona diante de uma situação determinará se você possui conhecimento,
habilidade e atitude.
O que significa a palavra Conhecimento
A definição
clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença
verdadeira e justificada.
Diagrama do Conhecimento ao lado.
Em amarelo
representa-se o conhecimento como um conjunto de crenças verdadeiras, que foram
provadas e justificadas.
Em marrom
estão as crenças verdadeiras, mas ainda não provadas.
Em azul
representam-se as crenças falsas, e em vermelho, as verdades desconhecidas.
Conhecimento
(do latim cognoscere, "ato de conhecer") é o ato ou efeito de
conhecer. Como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato;
conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o
aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem
com grande conhecimento); informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela
experiência; consciência de si mesmo.
No
conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto
(cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o
indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode
conhecer.
O
tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições,
hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis ou
verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários
conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo
que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo,
para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.
Dado
é um emaranhado de códigos decifráveis ou não. O alfabeto russo, por exemplo,
para leigos no idioma, é simplesmente um emaranhado de códigos sem nenhum
significado especifico. Algumas letras são simplesmente alguns números
invertidos e mais nada.
Porém,
quando estes códigos até então indecifráveis, passam a ter um significado
próprio para aquele que os observa, estabelecendo um processo comunicativo,
obtém-se uma informação a partir da decodificação destes dados. Diante disso,
podemos até dizer que dado não é somente códigos agrupados, mas também uma base
ou uma fonte de absorção de informações. Então, informação seria aquilo que se
tem através da decodificação de dados, não podendo existir sem um processo de
comunicação. Essas informações adquiridas servem de base para a construção do
conhecimento.
O que é Habilidade ?
Segundo
Voltaire ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que
instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um
determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com
êxito.
Habilidade
assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de
soluções para um problema específico.
Você deve
aliar suas competências técnica e comportamentais, para que sua habilidade
possa fluir.
Na área da
educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar
algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar.
Conhecimento
= Saber
Habilidade
= Saber fazer
Atitude =
Ser "o cara"
Assim,
entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se
diante do problema e resolve-lo há uma grande diferença.
Habilidade
é o que nós aprendemos e conseguimos identificar (por exemplo, os alunos
saberem identificar autores de textos ou artigos).
Habilidade
está ligada á competência, que é como vamos colocar em prática o que aprendemos
(por exemplo, os alunos criarem seus próprios textos).
O que representa Atitude?
Atitude é
uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a
concretização de uma intenção ou propósito.
De acordo
com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em
circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada
indivíduo. As atitudes são patenteadas através das reações repetidas de uma
pessoa. Este termo tem particular aplicação no estudo do caráter, como
indicação inata ou adquirida, relativamente estável, para sentir e atuar de uma
forma determinada.
No contexto
da pedagogia, atitude é uma disposição subjacente que, com outras influências,
contribui para determinar uma variedade de comportamentos em relação a um
objeto ou a uma classe de objetos e que inclui a afirmação de convicções e de
sentimentos a seu respeito e a respeito de ações de atração ou de rejeição. A
formação de atitudes consideradas favoráveis ao equilíbrio do indivíduo e ao
desenvolvimento da sociedade é um dos objetivos da educação.
Na
sociologia, atitude consiste em um sistema de valores e crenças, com certa
estabilidade no tempo, de um indivíduo ou grupo que o predispõe a sentir e
reagir de uma determinada forma perante dados estímulos. Muitas vezes, a
atitude é associada a um grupo ou mesmo a um gênero. Por exemplo, um
determinado comportamento pode ser classificado como atitude feminina ou
atitude de homem.
Romanos
12:2
E
não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa
mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de
Deus.
Texto: Adailton Rodrigues
Professor Gestão Empresarial
Texto base
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