Pular para o conteúdo principal

Conhecimento , Habilidade e Atitude.


Não sei ensinar você ter Sucesso, mas sei ensina-lo a buscar resultados.


Qual a diferença entre o "CHÁ ou CHA"?
Um é acentuado, pode-se tomar quente ou gelado.


O "CHA" sem acento somente é bom quando servido quente.
Ele deve estar sempre em ebulição para que surja grandes efeitos. 
Desta forma vamos analisar o "C H A" sem acento.
As duas primeiras letras "C H" são puramente competências técnicas.

A terceira letra "A" tem a ver com caráter, ou seja, é estritamente  comportamental.

Como você se posiciona diante de uma situação determinará se você possui conhecimento, habilidade e atitude.

O que significa a palavra Conhecimento
  
A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada.
Diagrama do Conhecimento ao lado.

Em amarelo representa-se o conhecimento como um conjunto de crenças verdadeiras, que foram provadas e justificadas.
Em marrom estão as crenças verdadeiras, mas ainda não provadas.
Em azul representam-se as crenças falsas, e em vermelho, as verdades desconhecidas.


Conhecimento (do latim cognoscere, "ato de conhecer") é o ato ou efeito de conhecer. Como por exemplo: conhecimento das leis; conhecimento de um fato; conhecimento de um documento; termo de recibo ou nota em que se declara o aceite de um produto ou serviço; saber, instrução ou cabedal científico (homem com grande conhecimento); informação ou noção adquirida pelo estudo ou pela experiência; consciência de si mesmo.
No conhecimento temos dois elementos básicos: o sujeito (cognoscente) e o objeto (cognoscível), o cognoscente é o indivíduo capaz de adquirir conhecimento ou o indivíduo que possui a capacidade de conhecer. O cognoscível é o que se pode conhecer.

O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia. Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é de ampla compreensão que conhecimento é aquilo que se sabe de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, para falar deste tema é indispensável abordar dado e informação.

Dado é um emaranhado de códigos decifráveis ou não. O alfabeto russo, por exemplo, para leigos no idioma, é simplesmente um emaranhado de códigos sem nenhum significado especifico. Algumas letras são simplesmente alguns números invertidos e mais nada.

Porém, quando estes códigos até então indecifráveis, passam a ter um significado próprio para aquele que os observa, estabelecendo um processo comunicativo, obtém-se uma informação a partir da decodificação destes dados. Diante disso, podemos até dizer que dado não é somente códigos agrupados, mas também uma base ou uma fonte de absorção de informações. Então, informação seria aquilo que se tem através da decodificação de dados, não podendo existir sem um processo de comunicação. Essas informações adquiridas servem de base para a construção do conhecimento.

O que é Habilidade ?

Segundo Voltaire ter habilidade significa ser "mais do que capaz, mais do que instruído", pois mesmo aquele que houver lido e presenciado tudo sobre um determinado assunto, pode não ser capaz de reproduzir a ação na prática com êxito.

Habilidade assim, seria um indicativo de capacidade, particularmente na produção de soluções para um problema específico.
Você deve aliar suas competências técnica e comportamentais, para que sua habilidade possa fluir.
Na área da educação, habilidade é o saber fazer. É a capacidade do indivíduo de realizar algo, como classificar, montar, calcular, ler, observar e interpretar.


Conhecimento = Saber
Habilidade = Saber fazer
Atitude = Ser "o cara"

Assim, entender os conceitos é uma coisa, interpretá-los é outra e posicionar-se diante do problema e resolve-lo há uma grande diferença.

Habilidade é o que nós aprendemos e conseguimos identificar (por exemplo, os alunos saberem identificar autores de textos ou artigos).

Habilidade está ligada á competência, que é como vamos colocar em prática o que aprendemos (por exemplo, os alunos criarem seus próprios textos).

O que representa Atitude?

Atitude é uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento. É a concretização de uma intenção ou propósito.

De acordo com a psicologia, a atitude é comportamento habitual que se verifica em circunstâncias diferentes. As atitudes determinam a vida anímica de cada indivíduo. As atitudes são patenteadas através das reações repetidas de uma pessoa. Este termo tem particular aplicação no estudo do caráter, como indicação inata ou adquirida, relativamente estável, para sentir e atuar de uma forma determinada.

No contexto da pedagogia, atitude é uma disposição subjacente que, com outras influências, contribui para determinar uma variedade de comportamentos em relação a um objeto ou a uma classe de objetos e que inclui a afirmação de convicções e de sentimentos a seu respeito e a respeito de ações de atração ou de rejeição. A formação de atitudes consideradas favoráveis ao equilíbrio do indivíduo e ao desenvolvimento da sociedade é um dos objetivos da educação.

Na sociologia, atitude consiste em um sistema de valores e crenças, com certa estabilidade no tempo, de um indivíduo ou grupo que o predispõe a sentir e reagir de uma determinada forma perante dados estímulos. Muitas vezes, a atitude é associada a um grupo ou mesmo a um gênero. Por exemplo, um determinado comportamento pode ser classificado como atitude feminina ou atitude de homem.

Romanos 12:2
E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.
Texto: Adailton Rodrigues
Professor Gestão Empresarial


Texto base sites:




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

TRÊS COISAS MOVEM O CORAÇÃO DE DEUS

A primeira é a obediência a Ele. Obediência representa estarmos submissos a autoridade de Deus. A obediência está diretamente relacionada com o amor. Amando a Deus, obedeceremos aos Seus mandamentos. Olhando a Deus como nosso Pai e acreditamos que Ele sabe o que é melhor para nós, devemos obedecer tudo aquilo que Deus tem para nós. A rebelião (desobediência) é a origem dos problemas da Humanidade. Aquele que obedece a Deus e se submete à Sua Palavra receberá bênçãos e prosperará. A segunda são suas sementes Nosso trabalho é colocar as sementes no solo para que elas possam germinar. Ao deixarmos nossas sementes no celeiro, elas nunca serão multiplicadoras. Não haverá prosperidade no seu campo. Se você não semeou sua terra ficará ressequida. Ao semearmos seremos obedientes à palavra. Devemos entender que há uma conexão entre terra e sementes. A terra possui todos os nutrientes para germinar as sementes. Um dos nutrientes principais que a terra p

PRESENÇA DE DEUS

A presença de Deus, representa a parte mais importante para maximizar sua vida e seus frutos.                                                                                                                                                  Falar sobre o princípio da criação sempre nos remeterá a presença de Deus. O componente mais importante criado por Deus é o ambiente.                                                                                                                                        Deus criou em primeiro lugar o ambiente. Deus criou a água antes do peixe; Criou o sol antes das plantas; Criou ar antes dos passarinhos.; O ambiente e a chave para vida. Todos os seres viventes dependem do ambiente para viver. Todas as criaturas dependem do ambiente para viver. Porque o ambiente protege a vida, preserva a vida. O ambiente é a atmosfera para sustentar a vida. Tudo o que Deus criou antes Ele criou o ambiente. Ele criou o ambiente antes de ter criado você. Na bíblia G

VOCÊ TERIA CORAGEM DE CRUCIFICAR JESUS?

A resposta para quem crê na existência do filho de Deus será não. Mas, esta resposta é da boca para fora, pois dentro de nós há uma certeza em cometermos pecados. A alma, os pensamentos e desejos nos empurram para o pecado. Grande ou pequeno praticamos pecados todos os dias. Ai, vem o adagio popular para tentar justificar "a carne e fraca". Cada vez que cometemos um pecado, crucificamos Jesus. Sabemos, quem matou Jesus foram nossos pecados, mas, continuamos a crucifica-lo. É difícil de explicar, pois somos lentos para aprender os ensinamentos de Deus.  Estou escrevendo para adultos, a esta altura você e eu, deveríamos ser mestres, porém necessitamos de alguém que nos ensine novamente os princípios elementares da palavra de Deus. Somos aptos e temos capacidade em discernir tanto o bem quanto o mal. Portanto, deixemos os ensinos elementares a respeito de Cristo e avancemos para a maturidade, sem lançar novamente o fundamento do arrependimento de atos quem