"Não
sei ensinar você ter Sucesso, mas sei ensinar a buscar resultados."
"Gente
de todo o mundo pedia audiência a Salomão para ouvir a sabedoria que Deus lhe
tinha dado." 1 Reis 10:24
A qualidade
de Salomão sempre foi a de bom ouvinte.
E você,
ouve o que as pessoas estão falando?
Ouve seus
funcionários, clientes, fornecedores?
Talvez, na
condição de empresário, você não esteja consciente do seguinte:
A maioria
das Empresas nunca leva em consideração os custos de uma reclamação.
Um estudo
realizado nos estados unidos, junto ao mercado automobilístico concluiu que um
cliente fiel a uma empresa, gera um ganho de aproximadamente 140 mil dólares.
Então porque se importar tanto com quantias relativamente pequenas referentes a
gastos com substituição de peças ou reparos?
Esta mesma
pesquisa observou que 96% dos clientes que têm algum problema com reparos de
pequeno valor não apresentam reclamação ao fabricante.
O mais
preocupante é que 63% destes clientes deixam de comprar seus produtos.
O mais
surpreendente é que deste 63% o número sobe para 91%, devido a propaganda boca,
boca.
Imagine o
problema de seu produto apresentou-se para 10(dez) clientes, 6 (seis) não
reclamam, este através da propaganda negativa fará mais 3 (três) clientes
deixarem de comprar seus produtos.
Sua perda
não será de 6 clientes, mas de 9 (nove), e se virar uma onda viral?
Ouvir
sempre será a grande arma de um Gestor.
Para obter
informações em primeira mão, devemos convidar nossos clientes para um encontro
(Café, almoço, jantar).
É
importante que nos vejam como pessoas comuns interessadas em suas necessidades.
As
reclamações dos consumidores exigem do empresário a busca da excelência.
Para tanto,
classifico as prováveis reclamações nas seguintes situações :
PROBLEMA
|
RECLAMAÇÃO
|
Desrespeito: prestação de serviços grosseira e descortês, atendentes que
interrompem o trabalho a todo instante, recepcionistas que interrompem
atendentes
|
Já é a terceira
vez que ligo! O que há com vocês? Puxa, isso nunca me aconteceu! |
Inconveniência: devolução do produto e/ou
reembolso, faltam partes do produto, período de conserto incrivelmente
demorado
|
Tenho de pagar as
despesas de correio novamente? Faltam parafusos para fixar produto. Tomo mundo trabalha até as 18:00horas, menos vocês. |
Confusão: Pedido do cliente difere da fatura,
atendentes fornecem informações contraditórias, pedidos misturados com dos
outros clientes.
|
Que assalto! O que vou fazer com esta montanha de coisas iguais? Uma tal de Isabel me disse que estava tudo certo. |
Serviço lento: Pedido atrasado, lista de
espera que não obedece à ordem de chegada, demora irracional para atendimento
do cliente
|
Porque vocês
demoram tanto para despachar um produto pequeno? Por que vocês não disseram que não tinham o produto em cor azul quando fiz o pedido? |
Serviço confuso: Meio de pagamento inadequado
para processamento de pedidos, procedimentos confusos.
|
O que é isso,
todo mundo utiliza cartão de credito. Expliquem-me porque preciso preencher novamente um formulário para um simples retorno. Faz trinta minutos que estou esperando, o que eu tenho que fazer? |
Produto inferior: Partes que não se
ajustam perfeitamente, vida útil muito
curta, falta de qualidade.
|
Vejam o custo
deste produto. Seu produto é medíocre. Falta qualidade. |
Consumidores
esperam sempre um pouco mais da nossa empresa do que das outras.
Pois o
dinheiro que estava em suas mãos passou para nossa empresa em troca de um
produto ou serviço.
Clientes
continuam sendo gente e devem serem respeitados como tal.
Não se
esqueça hoje você é empresário, amanhã será cliente de outra empresa.
O que
esperamos de outras empresas?
Funcionários
atenciosos, simpáticos, interessados, calmos, solícitos e honestos.
Lembre-se:
apesar de empresários, devemos pensar como consumidores.
Como as
melhores empresas tratam nossas reclamações:
Soluções
|
Atitudes
|
1)Desmancham-se
em desculpas |
Fazem tudo para
agradar o cliente. Concordam com o cliente. |
2)Nunca
culpam o cliente ou funcionário. |
Investigam o
problema e resolvem dentro de 24horas e, relatam ao interessado as
causas do ocorrido, mesmo que o consumidor esteja satisfeito. Consumidores desejam sempre serem lembrados que eles são importantes para empresa. Empresas oferecem sempre recompensa pelo transtorno causado ao consumidor. |
3)Criam
condições para que problemas não voltem ocorrer. |
Revisão de
processos. Treinamento equipe de trabalho |
A melhor
maneira de atender as reclamações de um cliente é fazer que seus colaboradores
entendam que são responsáveis quando o consumidor se queixa.
Como
empresários de sucesso devemos todos os dias rever processos de atendimento ao
consumidor.
Conclusão: Um dos melhores princípios a ser
seguido por sua empresa consiste em ir além das expectativas do cliente.
Surpreenda
seu cliente.
Corrija
todos os erros de processos tire
proveito deles. Aprenda com eles.
Nunca se
diga culpado do que aconteceu, quando não houve intenção de prejudicar seu
cliente.
Textos para
palavra de hoje:
Deuteronômio
4:10
10
Lembrem-se do dia em que vocês estiveram diante do Senhor, o seu Deus, em
Horebe, quando o Senhor me disse: ‘Reúna o povo diante de mim para ouvir as
minhas palavras, a fim de que aprendam a me temer enquanto viverem sobre a
terra, e as ensinem a seus filhos’.
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